sábado, 10 de outubro de 2015

Os Índios Brasileiros 

  • De acordo com a FUNAI (fundação nacional do índio) a atual população indígena do Brasil é de 345.000 indivíduos. O que  representa 0.2% da população Brasileira, há contudo estimativas de que existem 190 mil a viver fora das terras indígenas e até mesmo em áreas urbanas  


  • A população indígena neste território tem vindo a aumentar continuamente. A T.C (taxa de crescimento) atingiu os 3.5% por ano.  Este número tende a crescer devido à continuidade dos esforços de proteção dos índios do Brasil.  


(SOBRE O PONTO ANTERIOR)  

Queda da mortalidade - devido à melhoria na prestação de serviços de saúde.  
Taxa de Natalidade - superior à media nacional.  

  • Existem cerca de 53 grupos que ainda não foram  contactados 

  • Cerca de 60% dos índios vive na região Amazónia Legal.   

  • De acordo com a FUNAI os índios Brasileiros estão divididos em três classes:  


OS ISOLADOS: vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem vagas informações.  

EM VIAS DE INTEGRAÇÃO: aqueles que conservam parcialmente as condições da sua vida natural mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns.  

INTEGRADOS: nativos incorporados à comunhão social.  

  • SOBRE OS DIREITOS DOS ÍNDIOS: Segundo a legislação brasileira, o nativo adquire a plena capacidade civil quando estiver razoavelmente integrado na sociedade. Para que tal aconteça é necessário que tenha uma boa compreensão dos usos e costumes nacionais, conheça a língua portuguesa e tenha a idade mínima de vinte e um anos.  

Os índios brasileiros participam da política do pais elegendo candidatos, ajudando na elaboração de leis, compartilham problemas e relacionam-se no meio ambiente. Tendo por fim também direito a um plano de saúde.  


  • Concluo por dizer que, Contrariando o que se previa, o índio brasileiro não se transformou em branco, nem foi totalmente exterminado, mas iniciou nas últimas décadas um lento e seguro processo de recuperação demográfica.  




Sem comentários:

Enviar um comentário